terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hamster Sírio (Mesocricetus auratus)

O Hamster Sírio:

      Hamster Sírio, (Mesocricetus auratus) também é conhecido como Golden Hamster ou Syrian Hamster, é uma espécie bastante dócil e bem inteligente, o hamster sírio é originário do oeste asiático das regiões entre Síria, Líbano, Israel, Palestina e o sudeste europeu, ele atinge a maturidade sexual com cerca de 3 meses e em sua fase adulta ele atinge o tamanho entre 15 a 20 cm e pesa entre 100 e 200g. As ninhadas dos hamsters sírios varia entre 4 e 17 filhotes para cada gestação, sendo que o período de gestação dura entre 15 e 18 dias. O tempo de vida médio deste animal é de cerca de 2 anos.


      O Hamster Sírio pode se apegar bastante ao dono, mas em sua fase adulta, ele não costuma ser sociável com outros hamsters a não ser que seja para acasalamento. Sempre há uma exceção, em alguns casos, ele pode ser sociável com outros hamsters, mesmo em sua fase adulta, caso tenham crescidos juntos desde o seu nascimento, mas esses são casos raros, na maioria das vezes eles começam a brigar assim que atingem a maturidade sexual. As brigas geralmente são violentas e em alguns casos pode resultar até em morte, é importante separar-los nos primeiros sinais de briga ou mesmo antes de começarem a brigar.

A Higiene do Hamster Sírio:

      O Hamster Sírio é um animal bem higiênico, ele passa boa parte de seu tempo limpando-se.

Hamster Sírio se limpando (tomando banho)
Canal do Vídeo no YouTube: AnimalPetFans

      O banho do hamster é aquele ritual que el faz todos os dias, onde ele passa muitos minutos lambendo a sua pelagem, algumas pessoas usam pó de banho para dar banho em seus hamsters, que é vendido nas pet shop, algumas pessoas dizem que o pó de banho pode causar problemas respiratórios no hamster e de fato, se você observar o pó de banho, você entende que aquilo pode facilmente entrar nas vias respiratórias do animal e isso pode causar problemas respiratórios, porém, geralmente o pó de banho é um pó a base de cálcio e isso não parece ser tão perigoso. Fica a critério do criador, comprar ou não pó de banho.

ATENÇÂO
      Nunca dê banho com água em um hamster sírio, por dois motivos: 
      1º aumentam os riscos de o hamster desenvolver fungos, 
      2º há o risco de o animal morrer, seja por afogamento, por hipotermia ou por uma mudança brusca de temperatura (choque térmico).

      1º Ao molhar o hamster, por mais que o criador o seque bem o hamster com uma toalha, ele não vai ficar bem sequinho, e isso pode aumentar os riscos de desenvolver fundos na pele do animal.
      2º Os hamsters sabem nadar por natureza assim como a maioria dos animais, mas não são especialistas em natação então, dependendo da situação ele pode morrer afogamento. Existem muitos relatos de hamsters que morreram depois de o dono dar um banho com água, não que seja absoluta a morte do animal, mas dar banho com água tem um risco muito grande de deixar o hamster com hipotermia. A temperatura corporal do hamster é de cerca de 38º, se essa temperatura cair 2 ou 3 graus ele provavelmente começa a tremer e isso acontece com facilidade se ele for molhado.
      Em temperatura ambiente, a água costuma estar em cerca de 25º, quando exposto a água nessa temperatura, o hamster perde rapidamente a temperatura corporal devido ao seu tamanho, essa temperatura de 25º, chega rapidamente ao coração e ao cérebro, nos humanos, a hipotermia é fatal quando a temperatura corporal chega a 27º, mas para os humanos isso leva muito tempo para acontecer, quando o hamster é exposto à água, ele perde a temperatura corporal em questão de segundos, e isso pode ser fatal, seja por hipotermia ou por choque térmico. Os ratos não tem problema com água pois possuem um sistema eficiente de controle de temperatura, porém, esse não é o caso do hamster sírio, que é originário de regiões áridas e tem dificuldades para lidar com água.

      O Hamster Sírio adora higiene, ele se mantem sempre limpo, caso ele não esteja se mantendo limpo, o criador deve ficar atento pois o hamster pode estar com algum problema de saúde, o mais comum é diarreia.

A Urina do Hamster Sírio:

      O Hamster Sírio costuma urinar sempre no mesmo lugar, provavelmente por que ele não quer sujar muito o seu habitat, esse é um instinto do hamster sírio. Sua urina tem um odor quase insuportável mas nada que não possa ser resolvido com uma boa limpeza, normalmente recomenda-se que o dono limpe a gaiola (ou tanque), ao menos uma vez por semana mas para evitar fungos e aquele odor desagradável, pode é possível comprar um banheirinho para seu hamster, e como ele costuma urinar sempre no mesmo lugar, é possível fazer com que ele urine sempre no banheirinho o qual o dono poderia limpar todos os dias.
      Já ouvi dizer que algumas pessoas costumam colocar pó de fubá no local onde o hamster costuma urinar, dizem que isso alivia um pouquinho o cheiro, eu nunca tentei mas se alguém que faz isso estiver lendo isso, por favor, deixe-nos um comentário.

A alimentação do Hamster Sírio:

      O Hamster Sírio é onívoro, ou seja, ele come animais, verduras, legumes, cereais etc, tudo que o dono dar ao animal ele vai experimentar se tiver um cheiro bom, inclusive o dedo do próprio dono se estiver cheirando a comida, e por isso o dono deve tomar muito cuidado pois apesar de comer tudo o que lhe é servido, existem alimentos que ele não pode comer (incluindo o dedo do dono).

OBS: Nunca pegue seu hamster com a mão cheirando a comida pois os hamsters não enxergam muito bem, eles são animais de atividade noturna e por isso algumas vezes o cheiro pode falar mais alto que a visão, eu nuca tive problemas com isso mas minha mãe já levou umas belas dentadas por isso, e nunca pegue filhotes de hamsters com as mãos cheirando a comida pois se fizer isso o filhote corre o isco de ser devorado por seus irmãos.

Alimentos que o Hamster Sírio pode comer:

soja, maçã, maçã desidratada, morango, uva, caqui, banana, pêssego, repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, moyashi, semente de girassol, alpiste, aveia, trigo, cevada, macarrão, biscoitos para cachorro, ervilha, milho, milho cozido, pipoca, castanhas e frutas passas não cítricas.

Alimentos que o Hamster Sírio NÃO pode comer:

Alface, espinafre, tomate, carne crua, chocolate, abacate, cebola, cebolinha, alho, figo, ração para coelhos, salgados e frituras em geral e frutas cítricas em geral.

Escrevi um artigo mais detalhado sobre a alimentação dos hamsters, para ler clique aqui.




5 comentários:

  1. Eu tinha um chinês mas ontem ele morreu,7/02/2014 mas em junho vou ganhar um sirio.....que eu não vejo a hora,mas queria saber se eles são bem grande como estava vendo no seu video???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o sírio é bem maior, tem quase o dobro do tamanho do chinês.

      Excluir
  2. crio meus anões russos com areia higienica para gatos, da marca Kets, muito boa, e absorve bem o odor da urina.
    OBS: ainda vou testar a sílica para gatos, onde o poder de absorção dos odores são muito maiores.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bom?
    Sábado eu ganhei dos meus pais um hamster sírio fêmea, e essa é a primeira vez que crio uma fêmea. Percebi que ela é mais arisca que o macho que eu criava. Você saberia me informar se as fêmeas são mais bravas? Se têm algum jeito de amansar ela? Obrigada ☺️

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bom?
    Sábado eu ganhei dos meus pais um hamster sírio fêmea, e essa é a primeira vez que crio uma fêmea. Percebi que ela é mais arisca que o macho que eu criava. Você saberia me informar se as fêmeas são mais bravas? Se têm algum jeito de amansar ela? Obrigada ☺️

    ResponderExcluir