domingo, 10 de maio de 2015

A Alimentação dos Hamsters

      A alimentação do hamster é de grande importância para que o animal tenha uma vida saudável, por tanto, o dono do animal deve ter alguns conhecimentos básicos sobre a alimentação de seu animal de estimação. O hamster é um animal onívoro, ou seja, ele pode metabolizar alimentos de origem vegetal e também de origem animal, tudo o que for dado ao hamster ele pode tentar ingerir se o cheiro lhe agradar, por isso, é preciso tomar muito cuidado com o que damos ao hamster.

Alimentos que o Hamster Pode Comer:

Sementes: semente de girassol, amendoim, soja, alpiste, trigo, arroz, aveia, ervilha, noz, castanha, milho, milhete
Frutas: maçã, pêra, caqui, melão, melancia, uva (sem semente), morango, frutas secas
Verduras: repolho, couve, couve-flor, brócolis,vagem, acelga
Legumes: pepino, cenoura, abóbora, chuchu
Outros: ovo cozido, queijo, tenébrio

Dizem que milho não pode.
      A história do milho não pode porque causa câncer, tem origem em um estudo realizado por Gilles-Eric Séralini, o estudo foi rejeitado pelas autoridades por falta de transparência, a comunidade científica, considerou a possibilidade apontada por Séralini e efetua novos estudos sobre o milho transgênico NK603 mas ainda não há resultados, escrevi um artigo sobre isso (Clique aqui para ler).

Sementes de girassol, amendoim e soja, alguns cuidados.
      Algumas sementes contém grandes quantidades de gordura, isso causa obesidade, diarreia ou outros problemas digestivos, é recomendado que sementes gordurosas não seja dado em grandes quantidades, a base de alimentação do hamster deve ser a ração e sementes não muito gordurosas como o trigo, arroz, alpiste, milho, um pouco de proteína como ovo cozido, queijo ou tenébrio, e algumas verduras. Sementes muito gordurosas como amendoim, soja e sementes de girassol podem ser dadas em quantidades moderadas, como não é veneno, não é preciso eliminar da dieta.

Alimentos que o Hamster Não Pode Comer:

Sementes: grãos de café, sementes de maçã, feijão, amêndoas
Frutas: abacate, tomate, físalis, carambola, cacau, maçã imatura, frutas cítricas em geral (laranja, limão)
Verduras: alface, espinafre, cebola, cebolinha, salsinha, salsão,  plantas do gênero oxalis (conhecido como trevo ou azedinho)
Legumes: batata, cebola, berinjela, inhame, rabanete, mandioca
Outros: chá, café, chocolate, ração para coelho, frituras em geral, carne crua, ovo crú, sagu, tapioca, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alho


Alface e espinafre por que não pode?
      Tanto o alface como o espinafre contém grandes quantidades de "ácido oxálico" que é um ácido perigoso tanto para os hamsters quanto para os humanos, porém, como os hamsters são pequenos, eles são muito mais sensíveis ao ácido oxálico. Quando ingerido em grandes quantidades, o ácido oxálico causa insuficiência renal e é um grande contribuinte para a aglutinação de cálcio nos rins o que causa pedra nos rins. Outros alimentos com grandes quantidades de ácido oxálico são: inhame, carambola, salsinha, salsão, rabanete, tomate, sagu, tapioca, mandioca

Feijão, por que não pode?
      O Feijão nosso de cada dia "quando crú", na verdade é altamente tóxico, o feijão da espécie Phaseolus vulgaris, aquele que consumimos no Brasil, deve ser cozido por no mínimo 10 minutos antes do consumo. O feijão crú contem uma variação perigosa de lectina, essa lectina se quebra com o calor e por isso deve ser cozido antes do consumo, "não há perigo depois de cozido", esta variação de lectina suspeita-se que seja uma espécie de Phytohaemagglutinin (PHA), que eu não faço ideia do que seja mas é perigoso, a ingestão desse PHA causa vômito, diarreia, hemorragia e consequentes inflamações, ou seja, para os hamsters, dependendo da quantidade pode levar o animal a morte, "o feijão crú" é perigoso tanto para os humanos quanto para os hamsters.

Abacate, por que não pode?
      O abacate contém uma toxina chamada "Persina", ainda não se sabe muito sobre essa toxina mas sabe-se que não é perigosa para os humanos, muito pelo contrário, existe a possibilidade de servir como remédio para o tratamento de câncer de mama. No entanto, é fato conhecido de que, para muitos animais domésticos, a persina é altamente tóxica e muito perigosa. Os animais que mais são afetados pela persina são as aves, os cavalos, os bovinos e os roedores em geral. Os sintomas são vômito, diarreia, dificuldade respiratória, coagulação sanguínea, e pode levar o animal a morte.

Frutas Cítricas, por que não pode?
      O motivo pelo qual "dizem" que não pode dar frutas cítricas para o hamster, é a acidez das frutas cítricas, o argumento é de que pode fazer mal para o animal, porém o ácido cítrico não é tóxico para o hamster e não existem estudos que provam o contrário. Um outro argumento é a quantidade de glicose nas frutas cítricas, o que poderia provocar diabetes nos hamsters, os outros argumentos são aqueles estéricos que dizem que não pode por que está escrito na Wikipédia... Nos países desenvolvidos, muitos livros sobre hamsters parecem não citar essa tal "teoria do citrus não pode", no máximo está escrito que é bom evitar limão, não encontrei nenhum relato relacionando a morte do hamster ao consumo de laranja, ,muito pelo contrário, parece que em alguns países, é normal dar laranja para hamster apesar de ter muita gente falando que não pode, não consegui verificar de onde saiu essa teoria.

Batata, por que não pode?
      A batata contém um glicoalcalóide chamado "solanina", é uma substancia muito tóxica e quando ingerida pelo hamster provoca anomalias teratogênicas, vômito e diarreia. Outros frutos que contém solanina são: tomate, berinjela, fisalis 

Tomate, por que não pode?
      O Tomate, além de conter "solanina", também tem "ácido oxálico", a solanina em altas quantidades provoca anomalias teratogênicasvômito e diarreia, o ácido oxálico provoca insuficiência renal e contribui para a formação de pedras nos rins do hamster.

      
Cebola, cebolinha, alho e plantas do gênero, por que não pode?
      Cebola, cebolinha, alho e plantas do gênero contém "disulfureto de alilo", é uma substancia venenosa que provoca hemólise em animais.
      
Café e chá, por que não pode?
      A "cafeína" é uma droga e causa dependência, em grandes quantidades, causa intoxicação grave, os sintomas são dores estomacais, vômito, contração das veias, hipertensão, e em caso de overdose pode levar ao coma e a morte, assim como muitas drogas, o processo de abstinência é acompanhado de dor de cabeça, insônia, cansaço, dores no corpo, irritabilidade, etc. Acho que normalmente não ouvimos falar muito sobre morte por overdose de cafeína, mas é fato que exitem alguns casos de morte por overdose de cafeína. No caso dos hamsters, a intoxicação acontece com muito mais facilidade. Outras bebidas e alimentos que contém cafeína são: refrigerantes, chocolate, cacau e derivados do cacau, a maioria dos tipos de chás.

Chocolate, por que não pode?
      O chocolate além de conter "cafeína", tem um alcaloide chamado "teobromina". A teobromina do chocolate não é um problema para os humanos, mas para o hamster é um perigo, em grandes quantidades pode causar problemas digestivos, desidratação, excitabilidade e diminuição dos batimentos cardíacos.

Ração para coelho não pode?
      Dizem que a ração de coelho contém hormônios e por isso não pode dar para hamster, não sou especialista em coelhos mas pesquisei no Google e não consegui encontrar nenhuma informação sobre qual é esse tal de hormônio nas rações de coelhos. Pelo que eu entendi, a ração para coelhos de engorda, e a ração para coelhos de estimação, são rações diferentes e a ração para engorda que eu encontrei estava com a descrição em linguagem alienígena mas mesmo assim, verifiquei cada nome na lista de composição e não tinha o nome de nenhum hormônio. Não creio que a ração de coelho represente perigo mas também não creio que a alimentação de coelhos é adequada para os hamsters, são animais diferentes e devem ter a alimentação específica para cada espécie.

Carne crua, por que não pode?
      O motivo pelo qual não pode dar carne crua para os hamsters, é o mesmo motivo pelo qual os humanos normalmente não consomem carne crua, a carne crua desenvolve constantemente e rapidamente muitas bactérias essas bactérias algumas vezes produzem toxinas perigosas, e também ha o problema de transmissão de doenças e parasitas, então, carne crua não pode.

Ovo cru, por que não pode?
     A clara do ovo crú contém uma proteína chamada "avidina", que trabalha na desintegração da biotina e isso causa deficiência de biotina. Os sintomas são, diarreia, dermatite e conjuntivite. O ovo cozido não tem problema porque a avidina se quebra com o calor. Há quem diga que mesmo o ovo cozido é perigoso para o hamster, não sei se essa informação confere mas uma vez dei ovo cozido para meus hamsters e dois deles desenvolveram conjuntivite, dês de então eu não dou mais ovo cozido para meus hamsters.

Frituras em geral, por que não pode?
      Frituras, além de conter muita gordura, quase sempre tem alho, pimenta, muito sal ou outros temperos que não fazem bem ao hamster.

Bebidas alcoólicas, por que não pode?
      O Álcool também, é uma droga, causa dependência e problemas nos órgãos, em altas quantidades causa intoxicação grave podendo levar ao coma e a morte, isso também vale para os hamsters e como já citei várias vezes, o hamster é muito mais sensível a toxinas devido ao seu tamanho.

Sementes de maçã, qual o perigo?
      As sementes de maçã e também a polpa da "maçã imatura", contém uma espécie de glicose chamada "amygdalina" junto com uma enzima chamada "emulsina", individualmente essas moléculas não fazem nada mas as duas, juntas, produzem cianeto de hidrogênio que é um veneno muito perigoso. As amêndoas também são perigosas pelo mesmo motivo.


Ração para Hamster:

      A ração para hamster é um mix de cereais, proteínas, vitaminas e minerais, são utilizados cereais com baixo teor de gordura, como o arroz, o trigo ou o milho, esse mix é compactado formando pequenas pastilhas razoavelmente duras para que o hamster possa desgastar seus dentes ao mesmo tempo que se alimenta, essa ração é chamada de ração peletizada, pellet significa pastilha. Essas pastilhas compactadas contém o essencial para os hamsters, mas também é bom dar pequenas quantidades de verduras, legumes e proteínas.

Pastilhas da Ração para Hamster

      Mas no Brasil, nem sempre encontramos rações especialmente desenvolvidas para hamster, quando se fala em ração para hamster normalmente nos referimos a aquele misto de cereais com ração que encontramos nas pet shops.


      Não deixa de ser ração para hamster mas é preciso tomar alguns cuidados, muitas vezes o misto é desenvolvido para diversos tipos de roedores (coelho, chinchila, gerbilos e hamsters) e nem sempre é a mistura mais adequada para o hamster. 
      Eu pessoalmente não recomento de maneira alguma a comprar mistos ou rações que supostamente servem para qualquer tipo de roedor, a alimentação do coelho, da chinchila e do hamster definitivamente não é a mesma coisa e portanto, se na embalagem está escrito que serve para coelho, chinchila e hamster eu posso supor que foi desenvolvida sem nenhum conhecimento sobre o assunto, ou que não é completa em sua composição.

      No Brasil é difícil encontrar rações ou mistos desenvolvidos especialmente para os hamsters  então se desconsiderarmos aqueles que supostamente serve para qualquer tipo de roedor, não nos restam muitas opções então, é preciso fazer uma análise do produto, para isso, é necessário alguns conhecimentos básicos sobre a alimentação do hamster.

      O misto para hamster, não deve conter altas quantidades de gordura, o misto deve ser composto basicamente de ração, cereais não muito gordurosos algumas frutas ou verduras desidratadas e algumas rações de proteína. Quando tem cereais gordurosos em excesso e rações gordurosas é a prova de que não é um misto adequado para o hamster. Pode ter sementes de girassol, amendoim, soja, castanha, mas esses cereais gordurosos não devem compor a maior parte do misto.


3 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar essas informações.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mas por que ele nao pode comer aipo? Eu cresci assistindo aquele desenho daqueles roedores que sempre comiam aipo no final de cada missão :/, e eu gostaria de saber se eles podem comer amendoas tambem por favor, essas informaçoes foram de grande ajuda muito obgrigado.

    ResponderExcluir