sexta-feira, 12 de julho de 2013

Phodopus sungorus


 Phodopus Sungorus


      Phodopus sungorus, é um roedor conhecido como Russian Winter White Dwarf Hamster, Djungarian Hamster ou Siberian Hamster, no Brasil, ele é chamado de Hamster Anão Russo e é vulgarmente conhecido como hamster chinês porém não é hamster chinês e sim anão russo, é um animal exótico originário do norte asiático e é encontrado entre o Cazaquistão e a Sibéria, em sua fase adulta ele mede entre 7 e 13 centímetros e pesa entre 30 e 40 gramas, normalmente tem uma faixa escura no dorso que se estende de sua cabeça até seu rabo, uma das características desse animal é o fato de que a sua pelagem tende a ficar branca no inverno quando há uma menor quantidade de raios solares, daí o nome Winter White (inverno branco), mas sendo que existe uma variação de animal para animal, nem todos os hamsters dessa espécie ficam branquinhos no inverno, mas entre os hamsters, essa é uma característica apenas do Phodopus sungorus, aqui no Brasil é muito difícil ver um Phodopus sungorus mudando a cor de sua pelagem, talvez a temperatura seja o fator mais importante para a mudança de cor.
      Algumas pessoas se confundem com a coloração da pelagem do Phodopus sungorus, as vezes as pessoas pensam que o Phodopus sungorus é o branquinho, mas não é bem assim. Os hamsters Phodopus sungorus tem basicamente as cores Agouti, Sapphire e Pearl, todos são a mesma espécie e todos são chamados de winter white.

O Phodopus Sungorus Agouti:
O agouti é o hamster anão russo de coloração normal, é aquele com a barriguinha branca, e as costas cinza escuro e com uma faixa escura bem definida sobre a região acoluna e também costuma ter duas regiões escuras e bem definidas nas laterais.


O Phodopus Sungorus Sapphire:
O hamster anão russo safira é quase igual ao agouti mas possui uma cor mais suave e a faixa escura sobre a coluna não é muito bem definida, e esse não costuma possuir faixas escuras nas laterais.


O Phodopus Sungorus Pearl:
O hamster anão russo pérola é aquele branquinho, ele é branquinho o ano inteiro e possui apenas uma faixa escura pouco definida sobre a coluna. Para não confundir com o albino, vamos deixar claro qual é o pérola e qual é o albino. O pérola é o branquinho com olhos pretos e com uma faixa escura sobre a coluna ele é branco por natureza e não é uma deficiência, já o albino é um animal com deficiência de pigmentação, no caso dos hamsters, ele costuma ter olhos vermelhos e é completamente branco sem nenhuma faixa escura na coluna, mas existe também uma terceira variação que é o hamster anão russo branca de neve, esse costuma nascer com algum nível de probabilidade entre o cruzamento do safira com o pérola e ele é todo branquinho com os olhos negros e sem nenhuma a faixa escura sobre a coluna, diferentemente do albino, ele é branquinho por ter herdado as características dos pais e não se trata de uma deficiência de pigmentação.



Vídeo de Hamster Anão Russo Pérola

      Diferente do hamster sírio, o hamster anão russo  é um pouco mais sociável com outros da sua espécie mesmo em sua fase adulta, em alguns casos, eles podem viver em pares do mesmo sexo caso sejam da mesma ninhado e coso tenham sido criados juntos dês de que nasceram, dizem que as fêmeas são mais sociáveis que os machos, há alguns relatos de pessoas que conseguiram criar em pequenas colônias de 3 a 6 hamsters porém são casos raros, na maioria das vezes eles começam a brigar quando atingem a fase adulta e quando começam a brigar é necessário separar-los imediatamente.

      Quando os hamsters começam a brigar, pode estar acontecendo uma disputa territorial, ou talvez, algum hamster pode estar com algum tipo de doença ou prestes a ficar doente, tudo não passa de uma suposição pois não temos como perguntar a eles, porque estão brigando? Eles provavelmente sabem por instinto quando tem um hamster doente, eu já tive uma experiência que prova isso. Eu tinha dois hamsters anões russos que depois de viverem quase 2 anos juntos sem briga, um dia começaram a brigar sem nenhum motivo aparente, achei que era só uma briguinha mas tive que separar-los pois as brigas não paravam mais, então eu os separei e logo um deles ficou doente, ele desenvolveu um tumor perto da orelha e morreu depois de alguns meses, é simplesmente incrível o instinto desses animais.

2 comentários:

  1. tenho um comprei a pouco tempo, ele é bastante nervoso as vezes ou é medo, estou com ele a duas semanas e não consigo pegar ele pois sempre quer me morde... Mas ele é bem inteligente esses dias houve uma mudança no tempo e ele gosta de dormi naqueles tubo e acabou levando a serragem para o tubo 😂😂😂.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação. Grata. Só uma correção: não existe dês de, o correto é desde!

    ResponderExcluir