quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A diferença entre Hamster Anão Russo e Hamster Chinês

      Hamster Anão Russo é o mesmo que Hamster chinês?

      Não. Definitivamente NÃO.


      O Hamster Anão Russo e o hamster chinês são duas espécies completamente distintas.
      O Hamster Anão Russo é do gênero "Phodopus", enquanto o Hamster Chinês é do gênero "Cricetulus".

Hamster Anão Russo = Phodopus sungorus


Hamster Chinês = Cricetulus griseus

      Eles são semelhantes mas pode-se observar que o hamster chinês tem uma cauda mais longa com cerca de 3 cm de comprimento, já o hamster anão russo tem uma cauda bem curta e densamente coberta de pelos.
      As patas do hamster anão russo são cobertas de pelos inclusive na parte inferior das patas, muito semelhante às patas dos coelhos enquanto as patas do hamster chinês são semelhantes às patas dos ratos e não tem a sua parte inferior coberta de pelos.

      Essas características conferem a esses animais comportamentos completamente diferentes. O hamster anão russo tem sua atividade limitada ao solo pois suas patas não evoluíram para escalar, eles tem uma certa facilidade para escalar assim como a maioria dos roedores mas nada tão extraordinário, já os hamsters chineses são ágeis, tal como os ratos de telhado, devido ao formato de suas patas e a sua cauda mais longa, eles sobem em qualquer coisa e em qualquer lugar desde que tenha algo para se segurar.

      O hamster chinês (Cricetulus griceus) é uma espécie proibida no Brasil por uma lei chamada de portaria 93/98, não que esse animal seja perigoso para a fauna brasileira mas é simplesmente proibido por que é proibido e ponto final, é aquela velha burocracia brasileira e como ninguém vai ganhar voto por liberar o comércio de animais exóticos, provavelmente nunca veremos esse animal no Brasil sendo vendido nas lojas.

A IGNORÂNCIA DOS VENDEDORES

      O motivo pelo qual as pessoas confundem o hamster anão russo com o hamster chinês, é a falta de conhecimento dos vendedores, e a falta de interesse dos mesmos, em saber o quê estão vendendo.

      No Brasil, se uma pessoa vai a uma loja de animais e pede um hamster chinês, provavelmente o vendedor vai mostrar-lhe um hamster anão russo e se essa pessoa pedir um hamster anão russo, muito provavelmente o vendedor nem saberá do que se trata, ou irá dizer que o hamster chinês é o mesmo que anão russo, eu sei que esse tipo de erro acontece, pois isso aconteceu comigo, eu fui a um pet shop e pedi um hamster anão russo, e o vendedor nem sabia do que eu estava falando... e sei que o mesmo acontece com muitas outras pessoas no Brasil pois existem muitos relatos na internet, as pessoas simplesmente não sabem qual é a diferença entre hamster chinês e hamster anão russo, nem mesmo os profissionais que tem a obrigação de saber o quê estão vendendo.

      Depois de fazer algumas pesquisas rápidas na internet, eu descobri que o Brasil é o único país onde o as pessoas pensam que o hamster anão russo é o mesmo que hamster chinês, nos países desenvolvidos esse erro não acontece ou pelo menos quase não acontece, infelizmente isso é a prova de que no Brasil ainda temos um nível muito baixo de informação, ou pelo menos muita falta de interesse por parte das pessoas em saber das coisas.

Atualizado em 11/08/2016

Veja também:



19 comentários:

  1. Adorei a sua colocação, "infelizmente isso é a prova de que no Brasil ainda temos um nível muito baixo de informação, ou pelo menos muita falta de interesse por parte das pessoas em saber das coisas", é a grande verdade que acontece em diversas áreas. Comecei a questionar-me em relação aos hamsters chinês e anão russo, por esse motivo a minha pesquisa. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso é verídico, meu ultimo hamster me foi vendido como hamster chinês. É bom saber que ainda existem pessoas que estão bem informadas e passam tais conhecimentos. Agradeço pela informação.

    ResponderExcluir
  3. pois é onde comprei o meu tbm foi assim! :(

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, outro dia fui em uma loja e adivinha? Cheio de anão russo escrito CHINES. Quem vende não sabe a diferença!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto e exclareceu bem minhas dúvidas! Obrigada, agora eu sei que o hamster que eu tive era um anão russo e, como vc disse, o vendedor me vendeu dizendo que era um hamster chinês...

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto e exclareceu bem minhas dúvidas! Obrigada, agora eu sei que o hamster que eu tive era um anão russo e, como vc disse, o vendedor me vendeu dizendo que era um hamster chinês...

    ResponderExcluir
  7. Meu e eu comprei a minha numa loja de shopping como sendo hamster chinês. Que feio fica a loja não pesquisar né. Comprei a minha ontem e já quis saber mais sobre ela, pois sempre tive somente sírio. Muito obrigada pelos esclarecimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Bah, excelente explicação! Parabéns pelo post. Eu tive meu primeiro hamsters dessa raça aos 12 anos de idade, conheci como sendo Hamster Chinês. Infelizmente dentro de 2 anos minha pequenina morreu. Hoje com 27 anos eu resolvi comprar novamente esses engraçadinhos e fofinhos pets, e novamente me foi vendido com "Chinês". Porém resolvi pesquisar e conhecer as raças existentes e foi aí que surgiu a dúvida... Com tantas semelhanças, qual seria a raça dos meus hamsters, Chinês ou Anão Russo?
    Questão mais que respondida nesse seu post. Mais uma vez parabéns pela postagem. É bom saber que ainda existem pessoas bem informadas e com interesse de repassar o que sabe.

    ResponderExcluir
  9. O meu hamster também foi vendido como Chines,perguntei para um vendedor: você vende hamster? Sim. Qual é a raça? Uee. É hamster. Não, quero saber a espécie de hamster. Hamster é tudo igual! Fiquei brava, não comprei naquela loja. Mas mesmo assim, meu hamster foi vendido como chines. Assim,eu sempre pesquisava sobre alimentação alimentação gaiolas do hamster chines. É agora vi que é anao russo.

    ResponderExcluir
  10. eu comprei um anão russo e estava escrito hamster chinês eu sempre falei que era chinês bem que quando pesquiso hamster chines aparece o verdadeiro chines e o russo obrigado pela postagem!

    ResponderExcluir
  11. Posso copiar em meu site isso, mas claro com créditos e link da pagina ?

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei meu hamster como chines e acabo de descobrir que é anao russo, mas gosto dela mesmo assim

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde amigo, o meu hamster tem a cauda curta e não tem pelo nas patas, seria um hibrido? E cor dele também é estranha, nunca vi. Vc poderia dar uma olhada e dizer qual cor é?

    http://pin.it/01_1f_7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um híbrido entre o Anão Winter White e o Anão Campbell
      Tem um exemplar muito parecido neste link:
      http://www.dwerghamster.nl/hybride/kenmerken/index.php
      Mas o fato de não ter pelos nas patas, ou é uma doença, ou é uma deficiência, pois tanto o winter white quanto o campbell tem pelos de baixo das patas.

      Excluir
  14. Gostaria de estar doando alguns hamster anão , alguem sabe quem queira,entrar em contato pelo telefone (12)974-011128.rogerio..por Taubaté SP

    ResponderExcluir
  15. Olá!Aqui no Brasil sei que variedade de cores do anão russo é escassa até mesmo o cinza que tem aqui no brasil não acho , então qual os países com mais variedades ? eu vi muitas imagens desse mesmo hamster mas com cor manchada todo amarerado etc mas sei que nao tem por aqui...

    ResponderExcluir
  16. nossa amei esse post pois os meus hamsters vieram como chinês também, mas como sou curiosa e ela deu cria queria saber mais e foi então que acabo de descobrir que são anão russos kkkk. obrigado

    ResponderExcluir
  17. ola!Trabalho em um petshop, tmb cometia esse erro, porém, peço a todos q entendam o lado dos vendedores, passamos oq os nossos fornecedores passam para a gente, n podemos averiguar cada informação q e nos passada, n e falta de vontade nem nada, mas chega a ser impossível devido a quantidade de produtos com q trabalhamos, então peço a todos q tenham respeito com nosso trabalho, n estou falando q o post fez isso pelo amor de deus, mas aconteceu comigo, o cliente foi extremamente rude, por eu ter passado esta informação

    ResponderExcluir
  18. Isso mesmo. Comprei um anão russo, sem saber a diferença. E o vendedor falou que era um “chinezinho”, e eu nunca tinha ouvido falar. Pesquisei e nada. Até entender que não era. Em busca de um e encontra outro.

    ResponderExcluir